Presidenciáveis ampliam compromissos no maior colégio eleitoral, onde aparecem tecnicamente empatados na Quaest.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) concentraram compromissos de campanha em São Paulo na reta final antes do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro. O estado, maior colégio eleitoral do país, é alvo das agendas dos dois candidatos, que aparecem tecnicamente empatados entre os eleitores paulistas, segundo pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira (23).
Lula terá compromissos na capital entre sexta-feira (25) e sábado (26), incluindo encontro com empresários, uma concentração em São Miguel Paulista ao lado de Fernando Haddad (PT) e um comício previsto para a zona sul. Flávio Bolsonaro estará no rodeio de Jaguariúna com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e tem uma agenda conjunta na capital prevista para segunda-feira (28).
Compromissos previstos
Na sexta, Lula viaja a São Paulo depois de participar de uma caminhada no Recife com João Campos (PSB), candidato ao governo de Pernambuco. À noite, o presidente se reúne com empresários na capital paulista.
No sábado pela manhã, Lula e Haddad chamaram apoiadores para uma concentração na Praça Kemuel Efraim Silva, em São Miguel Paulista, na zona leste. À tarde, os dois devem realizar um comício na zona sul, em local ainda não definido.
Flávio Bolsonaro participará do rodeio de Jaguariúna na sexta ao lado de Tarcísio. A agenda dos dois na capital, na segunda, deve incluir caminhada pelo Brás, visita ao Mercado Municipal e ato na Praça do Triunfo, na região central.
Pesquisa mostra empate técnico
A Quaest ouviu 1.800 eleitores de 16 anos ou mais no estado de São Paulo entre 19 e 22 de setembro. O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código SP-00959/2026, tem margem de erro de cerca de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Variação entre os levantamentos da Quaest.
- Flávio Bolsonaro31%34%
- Lula30%31%
- Augusto Cury8%7%
- Ronaldo Caiado4%4%
- Renan Santos2%3%
- Romeu Zema1%1%
Flávio passou de 31% para 34% das intenções de voto desde o levantamento de 8 de setembro. Lula foi de 30% para 31%; pela margem de erro, há empate técnico no primeiro turno.
| Candidato | 8 de setembro | Novo levantamento |
|---|---|---|
| Flávio Bolsonaro | 31% | 34% |
| Luiz Inácio Lula da Silva | 30% | 31% |
| Augusto Cury | 8% | 7% |
| Ronaldo Caiado | 4% | 4% |
| Renan Santos | 2% | 3% |
| Romeu Zema | 1% | 1% |
Em uma eventual segunda rodada, Flávio Bolsonaro soma 42%, ante 36% de Lula, de acordo com a pesquisa restrita aos eleitores paulistas. O levantamento também registrou 11% de indecisos e 9% de pessoas que declararam voto em branco, nulo ou que não irão votar.
Últimos atos antes da votação
Flávio Bolsonaro ainda deve participar de uma motociata em 3 de outubro, véspera da votação. O trajeto não foi definido.
Segundo as regras eleitorais citadas pela reportagem, caminhadas, carreatas, passeatas e distribuição de material gráfico poderão ocorrer até as 22h daquele sábado. O ato será um dos últimos da campanha antes do primeiro turno.
Com informações de metropoles.com.
Foto de capa: Palácio do Planalto from Brasilia, Brasil/Wikimedia Commons (CC BY 2.0)

